segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Tratamento com águas salinas alivia inflamações ligadas a doenças

Pesquisa comprova que banho ou aplicação de solução hipertônica no organismo são eficazes para reduzir marcadores inflamatórios

 
Cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriram que a imersão em uma solução com alta concentração de sal (solução hipertônica) pode reduzir as inflamações do organismo.
A pesquisa também revela novos indícios de que uma solução simples, usada em soros intravenosos, é um tratamento eficaz para reduzir inclusive danos causados por derrames no cérebro.
O pesquisador Pablo Pelegrin e seus colegas estudaram os efeitos dos banhos com agua salina em nível celular, mostrando como a solução provoca um "inchaço" das células, que tem como efeito um controle das inflamações.
Eles descobriram que os glóbulos brancos, células ativas do sistema imunológico, incham de maneira similar ao que ocorre quando os tecidos incham ao redor de um ferimento.
Os experimentos realizados em animais também deram um embasamento ao uso dos fluidos hipertônicos para reduzir a inflamação no cérebro, em situações como acidentes vasculares cerebrais e epilepsia.
"As soluções hipertônicas têm sido usadas no tratamento do derrame há muitos anos. Os médicos descobriram que seu uso não apenas reduz o inchaço cerebral, como também alivia a inflamação. No entanto, como não há um alvo molecular para as soluções hipertônicas, tem havido muita controvérsia sobre o tratamento. Nós identificamos um alvo para a solução salina bloqueando o inflamossoma NLRP3, que aciona os mediadores inflamatórios em nível molecular", afirma Pelegrin.

Banhos anti-inflamatórios

Estudando os benefícios da solução hipertônica usada fora do corpo, os pesquisadores descobriram que a solução salina produz um gradiente osmótico através da pele, o que explica porque as águas termais de balneários que normalmente têm alto teor de sais, aliviam as dores de condições como a artrite reumatoide.
Tanto em bandagens embebidas com a solução, quanto com a imersão direta na água salinizada, a inflamação foi reduzida.
"Esta pesquisa abre oportunidades para o uso de soluções hipertônicas para o tratamento de doenças inflamatórias, como a artrite. O que nós descobrimos tem potencial para ajudar inúmeros pacientes", concluem os autores.
 
 
Fonte: ISaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF

Seja um Voluntário


Procure uma entidade beneficente: