quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ex-morador de rua de 13 anos ganha prêmio internacional da paz

Garoto que viveu em lixão fundou organização que já ajudou mais de 10 mil crianças nas Filipinas

REDAÇÃO ÉPOCA

Cris "Kesz" Valdez (Foto: Reprodução/Facebook)
 
Cris “Kesz” Valdez, de 13 anos, ganhou nesta quarta-feira (19), o Prêmio Internacional da Criança pela Paz 2012, em Haia, na Holanda. O garoto, que é ex-morador de rua, foi premiado por seus esforços para melhorar a vida de crianças na mesma condição. Em seu país, nas Filipinas, 246 mil meninos e meninas vivem nas ruas, sujeitos a abusos, violência e ao trabalho infantil.
Kesz sofria violência em casa e foi forçado a trabalhar em um lixão desde pequeno. Aos cinco anos, sofreu queimaduras no braço e nas costas, o que o obrigou a fugir e procurar ajuda, segundo informações dos organizadores do prêmio.

Ele foi acolhido por um grupo cristão e, aos sete anos, começou a ajudar as crianças da comunidade. Toda semana, ele e amigos vão a locais carentes para falar com meninos e meninas sobre higiene, alimentação e direitos das crianças. A ação também é multiplicadora: Kesz ensina a transmitir os conhecimentos a outros. Mais de 10 mil crianças já foram atendidas pela organização fundada por ele, chamada Championing Community Children (Defendendo as Crianças da Comunidade).

O prêmio foi entregue a Kesz pelo vencedor do Nobel da Paz Desmond Tutu, arcebispo da África do Sul. O garoto ganhou 100 mil euros. Durante a cerimônia, ele mandou uma mensagem às crianças do mundo: “nossa saúde é a nossa riqueza! Ser saudável permitirá a vocês brincar, pensar claramente, se levantar e ir para a escola e amar as pessoas ao seu redor, de muitas formas. Para todos no mundo, lembrem-se que a cada dia, 6.000 crianças morrem de doenças relacionadas à falta de saneamento, falta de higiene, e nós podemos fazer algo sobre isso!”

Entre os finalistas do prêmio, feito pela organização Kids Rights (Direitos das Crianças), estavam uma garota de 15 anos de Gana e outra, de 16, da Índia. Mais de 90 crianças que lideram ações sociais pelo mundo disputaram a indicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF

Seja um Voluntário


Procure uma entidade beneficente: