sábado, 17 de abril de 2010

Estresse da mãe pode ajudar a desenvolver cérebro do feto, diz estudo

Pesquisa liderada por ginecologista do John Hopkins aponta que estresse moderado durante a gravidez faz bebês terem maior controle sobre os movimentos.



Nem sempre o estresse durante a gravidez faz mal ao bebê. Segundo uma pesquisa publicada na revista Child Development (Desenvolvimento Infantil) e divulgada pelo site da revista inglesa Newscientist, mães um pouco estressadas podem ter filhos com o cérebro mais desenvolvido.


A experiência liderada pela ginecologista Janet Di Pietro, da Universidade americana John Hopkins, mostrou que os filhos de mães que passaram por períodos mais conturbados durante a gravidez se saíram melhor em testes. A equipe examinou 112 voluntárias americanas que estivessem no terceiro trimestre de gravidez. Os cientistas perguntaram para as mães qual era seu nível de estresse e estudaram os movimentos do feto. Além disso, examinaram os bebês duas semanas depois de seu nascimento.

Nas mulheres que estiveram sob maior tensão, os bebês se mexeram muito mais pelo útero. Depois do parto, esses bebês apresentaram uma irritação maior do que os outros. Apesar disso, seu cérebro estava mais desenvolvido e eles tinham maior controle sobre seus movimentos.

Uma das explicações dos cientistas é que o hormônio do estresse, o cortisol, ajuda na maturação cerebral. A hipótese é que os hormônios das mães tenha ajudado no desenvolvimento dos filhos. É claro que isso só vale para baixos níveis de stress, grandes emoções ainda são desaconselháveis. Outras pesquisas mostram que, em nível elevado, estresse durante a gravidez pode causar asma e aumentar a chance de esquizofrenia.


fonte:revista Galileu

Um comentário:

WWF

Seja um Voluntário


Procure uma entidade beneficente: