segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mãe dá à luz gêmeos após transplante do coração

Especialistas afirmam que essa foi a cirurgia mais arriscada que eles fizeram. Ela é a primeira do mundo a conseguir!




A vida de Stefania é mesmo uma montanha-russa. Ainda na lua de mel, ela descobriu que estava com uma infecção urinária grave, que evoluiu para uma doença rara chamada de cardiomiopatia restritiva. Ela estava perdendo as esperanças de sobreviver quando conseguiu um doador de coração. Resultado: aos 27 anos, ela teve que se submeter a um transplante. Logo após a cirurgia, quando ainda estava se recuperando, Stefania descobriu que estava grávida. E, para completar, de gêmeos. Os médicos alertaram que dar a luz a gêmeos após o transplante poderia colocá-la em risco novamente.

Apesar do medo, o casal decidiu seguir com a gravidez, enquanto os especialistas reforçavam sobre os riscos para a mãe e para os bebês. Após muitos exames, os médicos diagnosticaram que um dos bebês estava menor do que outro. Isso pode acontecer em gestação gemelares ou com mais bebês. Um dos fetos recebe mais alimento que o outro. Stefania teve que fazer repouso absoluto por 12 semanas para tentar salvar a vida das duas crianças.

Deu certo. Os gêmeos nasceram prematuros, mas saudáveis. “Eu me lembro que havia mais de 50 pessoas dentro da sala de parto para acompanhar a cirurgia. Havia um especialista para tudo. Fui muito bem cuidada”, diz Stefania ao jornal britânico Daily Mail.

Os bebês foram encaminhados para a unidade de cuidados intensivos. O bebê menor teve que fazer uma cirurgia no intestino, mas passa bem.

“Todos os médicos afirmam que a minha cesárea foi a cirurgia de maior risco que eles já acompanharam. Só pode ser milagre mesmo. Graças a doação de um coração, hoje existem 3 pessoas vivas!”, conta Stefania, emocionada


fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF

Seja um Voluntário


Procure uma entidade beneficente: