quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ministério Público de Rondônia cria cartilha para desmistificar a epilepsia

Na cartilha da Turma do Mepinho, personagens explicam as maneiras de prevenir as crises e diminuir o número de casos no Brasil

 
Foto: Divulgação
Cartilha do Mepinho. O personagem, junto com sua turma, explica de forma lúdica o que é a doença e como deve ser tratada.
Cartilha do Mepinho. O personagem, junto com sua turma, explica de forma lúdica o que é a doença e como deve ser tratada.
O Ministério Público de Rondônia criou a cartilha do Mepinho para ajudar a esclarecer a população sobre a epilepsia. O personagem, junto com sua turma - Dr. Li Li, Batatinha e Aninha - explica de forma lúdica o que é a doença, como deve ser tratada, além de desmistificar alguns mitos sobre o assunto.
Na cartilha da Turma do Mepinho, os personagens explicam as maneiras de prevenir as crises e diminuir o número de casos de epilepsia no Brasil. O personagem Batatinha conta que o tratamento medicamentoso pode controlar até 70% dos casos da doença. Além disso, ele também faz um alerta: o tratamento cirúrgico é indicado para os casos nos quais as crises epiléticas acontecem mesmo com o uso da medicação adequada.
Outro destaque importante na cartilha é a desmistificação de alguns mitos relacionados à epilepsia. Pessoas com a doença podem trabalhar e constituir família. Também é indicado a prática de esportes, que ajudam a diminuir o estresse e consequentemente a frequência das crises epiléticas.

A doença
A epilepsia é uma doença cerebral crônica de maior frequência no mundo - acomete 2% da população - e pelo menos 50% dos casos começam na infância ou na adolescência. A principal característica é a ocorrência de crises epiléticas não provocadas, que podem prejudicar a qualidade de vida de quem tem a doença.
A epilepsia não é contagiosa e a saliva expelida durante uma crise não transmite a doença. Informação correta é a melhor arma contra o preconceito.
 
 
Fonte: ISaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF

Seja um Voluntário


Procure uma entidade beneficente: