quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Pacientes com esclerose terão tratamento ampliado em hospital do DF

Obra deve ser concluída em dois meses. Previsão é de que o novo espaço dobre o número de atendimentos na unidade


Foto: Elza Fiúza/ABr
Paciente durante consulta neurológica no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF)
Paciente durante consulta neurológica no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF)
Pacientes com esclerose múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) terão acesso aos serviços de neurologia em Brasília ampliados. O setor de neurologia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), destinado ao tratamento dessas doenças, vai duplicar o número de atendimentos com a construção de um novo espaço. A expectativa é que o serviço seja disponibilizado aos usuários do SUS em até dois meses.

A nova área vai ser composta por recepção, dois consultórios, boxes de atendimento, local para aplicação de medicamento intravenoso e novos equipamentos. Os tratamentos de suporte, que visam preparar o paciente para enfrentar o tratamento da doença, contam com neurologistas, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e técnicos.

Conhecida também por Síndrome do Cativeiro, a Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença que inicialmente causa paralisia em um dos membros do corpo e vai se alastrando para as outras áreas, até chegar à garganta, impedindo então, o paciente de engolir e falar. No Hospital de Base são atendidos atualmente cerca de 50 pacientes com a doença.

A Esclerose Lateral Amiotrófica atinge homens e mulheres geralmente acima de 50 anos de idade e 2% dos casos tem indicativos de hereditariedade. Na grande maioria, as causas não são identificadas. O tratamento é feito por meio de medicamentos que estão disponíveis na farmácia especializada da rede de saúde.


Fonte: ISaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF

Seja um Voluntário


Procure uma entidade beneficente: