quarta-feira, 24 de novembro de 2010

15 sinais de bulimia

Conheça comportamentos que podem indicar a presença da doença, predominante em mulheres jovens.

Comer em excesso e provocar vômitos para eliminar a culpa por ter comido é uma doença conhecida como bulimia. Caracterizado por um comportamento compulsivo e doentio em relação à comida, esse transtorno alimentar é mais comum em mulheres jovens, e pode até matar se não for identificado e tratado adequadamente.

A Associação Nacional de Distúrbios Alimentares (NEDA), dos Estados Unidos, elaborou uma cartilha com informações e orientações sobre a doença, e dicas úteis para quem tem ou convive com o problema. O Delas selecionou 15 sinais de alerta que podem ajudar a identificar a bulimia. Como em toda doença, a presença de indícios não significa que a pessoa tem o problema, o diagnóstico deve ser feito por um especialista. Se perceber algum dos comportamentos listados em alguém próximo de você, procure orientação sobre como ajudar conversando com um médico ou um psicólogo.

Preste atenção em:

1 – Comportamentos e atitudes que indicam preocupação excessiva com perder peso, fazer dieta ou controlar a quantidade de comida ingerida
2 – Desaparecimentos inexplicáveis de grandes quantidades de comida da despensa em períodos muito curtos de tempo
3 – Grandes quantidades de embalagens de alimentos vazias (elas podem ser um indicativo do consumo compulsivo de grandes quantias de comida)
4 – Visitas frequentes ao banheiro ao longo ou depois das refeições
5 – Dentes manchados ou amarelados e hálito de vômito constante
6 – Cartelas ou embalagens vazias de laxantes e diuréticos no lixo do banheiro ou da cozinha (são indícios de comportamento purgatório)
7 – Sensação clara de desconforto ao comer na frente de outras pessoas
8 – Rituais relacionados à comida ou à alimentação (comer apenas um alimento ou um grupo específico de alimentos, mastigar excessivamente a comida ou evitar que o alimento toque os lábios ao ser colocado na boca)
9 – Ingestão de porções muito pequenas de comida nas grandes refeições do dia (como o almoço) ou na pulada muito frequente de refeições
10 – Atitudes bizarras em relação à comida (sem motivo algum, roubar ou esconder alimentos em lugares estranhos da casa ou do quarto)
12 – Uso exagerado de enxaguatórios bucais, pastilhas e chicletes de menta (eles ajudam a mascarar o hálito de vômito)
13 – Uso constante de roupas folgadas, que escondam os contornos do corpo
14 – Dedicação incansável a regimes de exercícios intensos e rígidos demais, mantidos independentemente do clima, do cansaço ou de alguma doença ou lesão muscular
15 – Calos nas costas das mãos ou nas juntas dos dedos (são uma espécie de cicatriz da repetição frequente do ato de provocar o vômito colocando os dedos na garganta)

Onde encontrar informações e ajuda:

Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (Ambulim)
Programa de Orientação e Assistência aos Transtornos Alimentares (Proata)
Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares (Gota)
Grupo de Apoio e Tratamento dos Distúrbios Alimentares (Gatda)
Grupo de Estudo e Assistência em Transtornos Alimentares (Geata)
Grupo de Estudos em Nutrição e Transtornos Alimentares (Genta)

Fonte:IG

Um comentário:

  1. Olá Cristina!!!

    Importantíssimo este artigo !!
    A Bulimia é um transtorno que muitas vezes os pais mais simplórios desconhecem e estes alertas são muito úteis , para que fiquem de olho nas atitudes de suas filhas e com isso procurem mais cedo ajuda profissional.
    Já vi alguns documentários sobre o assunto e realmente o texto cita uma grande verdade, sem dúvida, a Bulimia pode levar à morte !
    Obrigada por compartilhar esclarecimentos tão relevantes e úteis para a sociedade.

    Um enorme abraço !! :)

    ResponderExcluir

WWF

Seja um Voluntário


Procure uma entidade beneficente: