segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Os pequenos vilões da dieta

Alimentos aparentemente inofensivos podem detonar com o regime.

Quando o assunto é comida, tamanho não é documento. Pequenas guloseimas que parecem inofensivas podem ser verdadeiras bombas calóricas. “As pessoas tendem a pensar que os alimentos menores não engordam e, por isso, comem várias unidades sem perceber. Assim, até que o cérebro envie o sinal de que é hora de parar de comer, uma grande quantidade já foi ingerida”, explica a nutricionista, Mariana Braga Neves.

Beliscar salgadinhos, docinhos, bolachas, bombons e outros alimentos de tamanho reduzido, gera a fantasia de que se comeu pouco, trazendo a necessidade de uma refeição maior. Assim, é possível consumir em um dia o dobro do necessário para uma dieta saudável.



Pura ilusão

Antes de se render atenção. A nutricionista, Cristiane Mara Cedra, revela qual a média calórica das delícias:

Duas castanhas-do-pará = 70 Kcal
Fatia de bolo de laranja = 173 Kcal
Brigadeiro (unidade) = 96 Kcal
Pedaço de bolo de cenoura com cobertura de chocolate = 371 Kcal
Bomba de chocolate com cobertura de chocolate = 296 Kcal
Três fatias de rabanada = 445 Kcal
Sonho recheado com creme = 573 Kcal
Taça de Sundae = 616 Kcal
Fatia de 30 g de queijo Brie = 110 Kcal
Cajuzinho (unidade) = 102 Kcal
Biscoito recheado (unidade) = 75 Kcal

Como aproveitar?

Não é preciso eliminar de vez as miniaturas do cardápio. Com um pouco de controle, é possível consumi-las de maneira saudável. “É preciso que haja ponderação na quantidade. Substituições por versões menos calóricas também são desejáveis: os salgadinhos podem ser substituídos por canapés, os petiscos de frutas secas por porções de palmito, minimilho, cubos de ricota e kani. Os chocolatinhos podem ser trocados por frutas secas como banana, ameixas e damascos e os biscoitos recheados por cookies integrais”, ensina a nutricionista.


fonte: IG

2 comentários:

  1. Brigadeiro, cajuzinho e biscoito recheado são verdadeiras pragas pelo que vejo. Como comer menos que um monte destes por vez, meu Deus?!
    Vai trocar o chocolatinho das criancinhas para ver o tamanho da encrenca (estou rindo).

    Parabéns pelo trabalho que presta com seu blog. Muito sucesso para você em sua vida e em sua carreira (se é que são coisas separáveis; sorrindo novamente).

    Muito obrigado pela atenção que teve para comigo se afigurando como uma seguidora de meu blog. Espero que volte ali por muitas vezes e queira comentar. Será um imenso prazer lhe responder.

    Abraço: Jefhcardoso.

    ResponderExcluir
  2. Actualmente o problema é que as comidas que mais mal fazem são aquelas que têm um aspecto visual mais atraentes e que melhor sabor possuem...e depois a sociedade de consumo leva-nos a perder completamente a noção do que é bom e o que é mau para a saúde levando as pessoas a comer o que é mais rápido de obter.
    Gostei muito do seu blog, virei vê-lo mais vezes.
    Um Beijo!
    Ana
    http://ambeautefm.blogspot.com
    http://ambeauteipl.blogspot.com

    ResponderExcluir

WWF

Seja um Voluntário


Procure uma entidade beneficente: