quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Cidade da Ucrânia tem recorde de gêmeos: a "culpa" é da água

Velikaya Kopanya chama a atenção no país pela quantidade de nascimentos múltiplos.

Uma pequena cidade no oeste da Ucrânia se tornou famosa no país por um fenômeno inusitado: a quantidade de gêmeos em sua população. A peculiaridade de Velikaya Kopanya, a 700 km de Kiev, é mais evidente na única escola local, onde estudam nada menos que 12 pares de gêmeos.



Na cidade toda, eles são 58 pares de gêmeos em uma população de 4 mil habitantes. Mas, como os mais velhos em geral deixam a cidade em busca de trabalho, o fenômeno é mais óbvio entre as crianças.



'Água'

Misha e Vanya Fogorosh têm 10 anos. Loiros, idênticos e vestidos com roupas iguais, eles dizem que nem seu pai é capaz de distingui-los. "Algumas vezes, quando Vanya não faz a lição de casa, eu finjo ser ele e consigo boas notas para ele", diz Misha. "Mas nós também brigamos, às vezes. E eu não gosto de ter que vestir a mesma roupa o tempo todo."



Em uma típica casa ucraniana não muito longe da escola vive Maria Chorba, de 75 anos. Ela e sua irmã Anna, falecida há três anos, eram as gêmeas mais velhas de Velikaya Kopanya.



A própria Maria tem três pares de gêmeos entre seus netos, mas, segundo ela, a alta taxa de natalidade de gêmeos da cidade não é um fenômeno recente. "Quando éramos crianças, tínhamos amigos que eram gêmeos também. Então não somos as primeiras por aqui", conta.



A crença de que "há algo na água" de Velikaya Kopanya já se espalhou pela Ucrânia. O boato ainda aumentou depois que uma mulher de uma cidade a 150 km de distância, incapaz de ter filhos, vinha frequentemente beber água em Velikaya Kopanya, e engravidou alguns meses depois - de gêmeos.



Cientistas renomados até analisaram a água, mas disseram que sua única qualidade comprovada é ser muito limpa.



fonte: G1

Um comentário:

  1. Oiaaa
    ja sei pra onde irei passar as ferias um pouco antes se quiser ter gemeos ^^

    ResponderExcluir

WWF

Seja um Voluntário


Procure uma entidade beneficente: