quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Leucemia infantil mais perto da cura



A revista “Nature Genetics”, uma das mais importantes publicações da área do mundo, traz no seu último número o trabalho da pesquisadora Priscila Pini Zenatti, do Centro Infantil Boldrini, descrevendo uma mutação que contribui para a ident ficação e a compreensão de um novo mecanismo responsável pela leucemia infantil.

A pesquisa poderá ser usada a curto prazo para o tratamento da doença, que representa cerca de 30% de todas as neoplasias em menores de 15 anos de idade.

O trabalho levou cinco anos e revela que a proteína IL7R defeituosa leva à proliferação descontrolada das células na leucemia linfoide aguda T (LLA-T). Foram estudados 201 pacientes, sendo 68 do Centro Infantil Boldrini.

A pesquisa revelou que cerca de 10% dos pacientes com leucemia linfoide aguda T possuem a mutação IL7R. Coordenado pelos pesquisadores José Andrés Yunes, do Boldrini, e João Barata, do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o estudo contou com a colaboração do Laboratório Nacional de Luz Síncroton; e outros centros de pesquisas dos EUA e Europa.



fonte: site Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF

Seja um Voluntário


Procure uma entidade beneficente: