domingo, 3 de abril de 2011

Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

No dia 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi criada em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar a população sobre a complexidade do assunto, a necessidade de mais pesquisas e a importância da inclusão social.

Na data, vários prédios e monumentos importantes são iluminados em azul, cor definida para o Autismo.

O autismo

Autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos conhecido como transtornos globais do desenvolvimento (TGD) descrito pela primeira vez em 1943 e somente em 1993 incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) da Organização Mundial da Saúde como um transtorno invasivo do desenvolvimento. É um transtorno caracterizado por uma grave dificuldade no estabelecimento da comunicação, imaginação e na manutenção das relações sociais que inicia antes dos três anos de idade.

O autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros. No mundo há uma estimativa pela ONU - Organização das Nações Unidas - que existam 70 milhões de pessoas com autismo.

A medicina e a ciência de um modo geral sabem muito pouco sobre o autismo. Não existe um teste médico específico para o diagnóstico da doença e ele baseia-se no comportamento. Um diagnóstico precoce, detalhado e minucioso é fundamental, pois fornece informações úteis para o tratamento, identificando os pontos fortes e dificuldades específicas e em sobre quais necessidades e habilidades a intervenção deverá trabalhar.

O Autista deve ser tratado com respeito e dignidade, sendo importante permitir que sejam incluídos na sociedade e tenham mais qualidade de vida.



fonte: http://www.itu.com.br/saude-beleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF

Seja um Voluntário


Procure uma entidade beneficente: