sábado, 25 de setembro de 2010

Comida de insetos ganha adeptos

Comidas à base de insetos não estão apenas no reality Hipertensão, da Rede Globo. Populares no oriente, elas estão cada vez mais conhecidas no resto do mundo.

A cigarra faz parte da culinária do México e do Vietnã, assada ou frita. O cupim refogado ao curry pode ser provado na Índia. Os grilos são saboreados na África. E até mesmo em Nova York, existem menus gourmets com as iguarias. No Brasil, a farofa de iça (a formiga tanajura) é servida no interior. No Sesc de São Paulo, um curso sobre sabores asiáticos também inclui a degustação de insetos.

Seu estômago ainda está revirado? Pois superar este tabu pode abrir novas possibilidades para o seu paladar, segundo o chef americano Phil Ross, que criou o cardápio de insetos no restaurante Brooklyn Kitchen. “Quando as pessoas provam, percebem que é realmente bom”, disse ao New York Times.
Além de serem comercializados a granel em armazéns, os insetos também estão em doces e salgadinho, vendidos pela internet. A HotLix oferece pirulitos de verme e até mesmo gafanhotos tostados, que podem ganhar sabor bacon. A Fluker, além de comercializar os animais vivos, tem insetos com cobertura de chocolate e uma espécie de barata para ser degustada frita. A Edible vende tarântulas e doces de escorpiões.

No livro Creepy Crawly Cuisine, a pesquisadora Julieta Ramos explica que existem catalogados no mundo 1417 insetos comestíveis. "O erro de muitas culturas acharem que os insetos são sujos as impediu de aproveitá-los", escreve ela. E esclarece: são cheios de proteínas e mais próximos das lagostas e camarões do que imaginamos. Assim como os crustáceos, são do filo Artrópodes. Com uma vantagem: são mais baratos!

Fonte: GNT



Vai um tira-gosto aí?.....rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF

Seja um Voluntário


Procure uma entidade beneficente: