domingo, 23 de agosto de 2009

A mistura brasileira em imagens

Fifi Tong , descendente de chineses, fotografou 50 famílias brasileiras – de origens e culturas diversas – para mostrar o que é transmitido de geração em geração, além dos traços e feições

A fotógrafa Fifi Tong abriu o baú da sua família e encontrou belas vestimentas tradicionais chinesas. Resolveu juntar mulheres de várias gerações da família para um retrato; ficou impressionada com o resultado. Os traços, as feições, a atitude, as experiências... Há muito para se descobrir numa imagem que reúne várias pessoas de uma mesma família. Fifi resolveu levar essa ideia adiante, transformando-a num livro. Origem - Retratos de Família no Brasil mostra 50 famílias de origens e culturas diversas e que moram no Brasil, incluindo a especialista em moda Costanza Pascolato. Será lançado no dia 29, no Memorial do Imigrante, em São Paulo.

Fifi conta que, apesar da origem chinesa, teve uma formação muito ocidental – cresceu no Brasil e se formou nos Estados Unidos. No entanto, nunca se desvinculou de certas tradições, como deixar que os mais velhos se sirvam antes em sinal de respeito, não usar sapato ou flor na cor branca, porque branco é luto, e nunca dar de presente artigos como guarda-chuva, relógio ou faca, uma vez que a sonoridade dessas palavras em chinês lembra má sorte. A foto de sua família a fez recordar suas raízes, o que despertou o desejo de fotografar outras famílias que vivem no país, tão rico em origens e culturas. "Quero formar um grande banco de imagens e de dados das famílias brasileiras, e todo mundo pode participar", diz Fifi. As fotos abaixo mostram um pouco dessa variedade.

fonte: revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF

Seja um Voluntário


Procure uma entidade beneficente: