Rede de computadores concorrerá com organização por direitos humanos e ativista chinês, entre outros.
A indicação da internet ao Prêmio Nobel da Paz, fruto de uma campanha lançada pela versão italiana da Revista Wired e apoiada por Galileu, agora é oficial. Os organizadores da campanha anunciaram que a candidatura da rede mundial de computadores foi aceita pelos membros do comitê que organizador do prêmio em Oslo, na Noruega.
Segundo a Revista Wired, a internet merece o prêmio porque representa todas as pessoas e é um instrumento para a propagação da paz e dos direitos humanos. Não há nenhum impedimento nas regas do Nobel à nomeação de organizações. A cruz Vermelha já venceu o prêmio duas vezes.
Como é de praxe, o comitê do Nobel faz entre os meses de fevereiro e março uma lista curta com nomes de candidatos ao prêmio. Eles são indicados por vencedores anteriores, líderes políticos, governantes e professores universitários.
Mas o comitê não anuncia oficialmente todos estes nomes. Em geral, algumas pessoas que sugerem nomes ao prêmio divulgam seus escolhidos. Alguns dos concorrentes da internet para 2010 são: o Svetlana Gannushkina, um grupo ativista pelos direitos humanos e Liu Xiaobo, um dissidente chinês preso por sua luta pelos direitos políticos e liberdade de expressão no país.
fonte:revista Galileu
Nenhum comentário:
Postar um comentário