Uma pesquisa feita com 882 mulheres em 10 capitais brasileiras revelou que elas precisam de novidades o tempo todo. “Elas disseram que, ao ano, mudam cerca de 44 vezes de opinião sobre assuntos polêmicos, como política, sexo e religião, cerca de 52 vezes o estilo de roupa e 21 vezes produtos de uso pessoal” – afirmou o gerente de marketing da marca de desodorante AXE, Guilherme Mortensen, que encomendou o estudo.
Mulher é mais volúvel, mais fútil, mais influenciável e mais insegura do que o homem…Ou mais tolerante, mais flexível, menos cabeça-dura e mais aberta?
Depende, sempre, do ponto de vista.
Embora as pesquisas precisem tirar algumas conclusões por gênero – para entender por que um público-alvo compra certos produtos –, acho que a gente cai numa armadilha simplista quando generaliza. Homem é assim e mulher é assado, e vice-versa. Tem um fundo de verdade? As constatações, sim, em pesquisas abrangentes e sérias. Já as conclusões, temo que às vezes caiam no preconceito e no estereótipo – tanto contra a mulher quanto contra o homem.
Essa pesquisa da AXE foi realizada em parceria com o instituto Qualibest, e a consultoria da Professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). As 10 capitais pesquisadas foram: Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, além do Distrito Federal.
As mulheres, segundo o estudo, consideram características femininas: mudar de ideia o tempo todo, ter maior adaptação às mudanças e mais facilidade para conversar sobre diferentes assuntos.
Elas mesmas se percebem como agentes de inovação.
AXE deseja, com essa pesquisa, ajudar a orientar “o jogo da conquista” (fujo totalmente do padrão, neste caso, porque só uso desodorante e perfume masculinos– me enjoam os odores que a indústria cria para mulheres. Pior ainda, no quesito “feminilidade”: nunca mudei de marca – é a mesma desde que me entendo por gente).
Aí vão resultados da pesquisa.
Por que, segundo as mulheres, “elas” mudam de opinião rapidamente? Pela ordem.
* “maior facilidade de se adaptar às mudanças do ambiente onde vivem” (49%)
* “observar que a opinião anterior estava errada” (46%),
* “ser convencida pelos argumentos de outra pessoa” (42%)
* “ser uma característica da própria pessoa” (38%)
* “as mudanças repentinas de humor (36%)
No visual, o que elas mudariam no momento? Pela ordem.
28%: o “corte de cabelo”
20%: o “tipo de roupa”
19% : a “cor do cabelo”
13%: “algum tipo de acessório”
7% : “cor do esmalte das unhas”
apenas 6% dizem que não mudariam nada.
Em que momentos elas mais mudam de ideia?
“na escolha de roupas para sair” (49%)
“durante a compra de roupas, acessórios e sapatos” (48%)
“durante a compra no supermercado” (39%)
E você, o que acha da pesquisa – mudou de ideia ao ler este post?
fonte:Época
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